21.2 C
Tamboré
quinta-feira, 21 novembro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri e região têm cinco locais destacados no recém-lançado Guia Turístico Evangélico

Publicidade • Anuncie Aqui

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou na quinta-feira (31/10) o Guia Turístico Evangélico, publicação que destaca a cultura, os museus, os eventos e demais atrativos para visitação. A novidade integra um conjunto de iniciativas de incremento da atividade turística no segmento religioso, que inclui a promoção de destinos com suas respectivas vocações, apoio e implantação de rotas turísticas. Barueri e região têm cinco locais destacados na publicação (leia mais abaixo). O guia está disponível para download virtual (clique aqui). A lista de guias religiosos da pasta contém o Halal, Católico e de monumentos ao Cristo.

O Turismo Religioso é um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As viagens relacionadas ao turismo religioso movimentam cerca de 20 milhões de viagens todos os anos e mais de R$ 15 bilhões, de acordo com o Ministério do Turismo. 

São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de templos religiosos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) e também sede da maior Marcha para Jesus do país, reunindo cerca de dois milhões de pessoas. 

O Guia destaca, por exemplo, as opções de visitação aos grandes templos religiosos na capital e no interior. Em outras partes do estado, nas cidades de Barueri, Engenheiro Coelho e Santana do Parnaíba, que contém museus da bíblia. O Museu de Arqueologia Bíblica de Engenheiro Coelho, por exemplo, tem em seu acervo quase duas mil peças em exposição, que contam 4500 anos de história (3 mil a.C. a 1500 d.C.), por meio de coleções arqueológicas, de numismática e obras raras (bíblias). 

Locais da região citados no guia

Museu da Bíblia (MuBi) – Barueri

Inaugurado em 9 de dezembro de 2003 em Barueri, o MuBi é o primeiro museu no Brasil dedicado às Escrituras Sagradas e o maior do hemisfério sul. Possui 10 áreas de exposição, proporcionando uma imersão na história do Livro Sagrado. Réplica artística da Prensa de Gutenberg, responsável pela primeira
impressão da Bíblia em 1450.

Vitrine com 144 publicações com exemplares de todos os continentes. Materiais trazidos de Israel, como água do Rio Jordão e do Mar Morto, sementes de mostarda, trigo e joio. Diversidade de itens, incluindo papiro, pergaminho, miniaturas da Bíblia, Bíblia em braile e vestes da época do Apóstolo Paulo.

Mais de 20 mil volumes de literatura bíblica em mais de 1.000 línguas. Destaques incluem uma Bíblia Hebraico-Latim de 1546, uma Bíblia Sacra Vulgata de 1669 e Histórias das Línguas – The Bible House de 1911. Acervo diversificado, incluindo livros gerais, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotografias.
O MuBi fica na Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – (11) 4168-6225.

Museu da Bíblia – Santana de Parnaíba

O Museu da Bíblia de Santana de Parnaíba contém mais de 100 exemplares dos cinco continentes e está dividido em quatro etores, onde os visitantes podem conhecer desde o surgimento da escrita até diversas curiosidades bíblicas como: Elementos da “Terra Santa”, essências dos perfumes que são
citados na Bíblia, entre outros. O Museu está instalado na Arena de Eventos (Av. Esperança, 450 – Campo da Vila) e aberto de terça a domingo das 10h às 17h com visitas agendadas. Mais informações: [email protected]. Tel: 11 4154-5459.

Centro de Produção da Bíblia – Barueri

Em agosto de 1993, um pequeno grupo se reuniu ao ar livre em um aterro no Centro Empresarial do bairro do Tamboré, em Barueri, para uma cerimônia singela. As cerca de 30 pessoas presentes
abriram suas Bíblias, leram o Salmo 100 e se puseram a orar. Finalizaram o ato com a colocação de uma pedra sobre uma urna enterrada no solo. Dentro dela, uma Bíblia e um jornal paulistano do dia serviam de testemunho do ato de fé, quase uma profecia.

Apesar da simplicidade, tratava-se de um momento histórico para a Causa da Bíblia no Brasil.
Três décadas depois, o Centro de Produção da Bíblia (Gráfica da Bíblia) é uma realidade que atende não somente a população brasileira, mas as Sociedades Bíblicas das Américas, as Sociedades Bíblicas Lusófonas da África e outras solicitações do mundo inteiro. Levantada com o apoio das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) e as Sociedades da Bíblia de diversas nações, o Centro de Produção da Bíblia produz Bíblias para todo o mundo.

O Centro de Produção da Bíblia (Av. Ceci, 706 – Tamboré) produz, em média, um exemplar da Bíblia Sagrada a cada três segundos. Mais Informações pelo telefone (11) 4195-9590 ou pelo e-mail [email protected].

Vale da Benção – Araçariguama

O Vale da Bênção (R. Bom Pastor, 300), em Araçariguama, disponibiliza de um amplo espaço para as famílias passarem um final de semana diferente. Local teológico e de retiro espiritual, se destaca a beleza e a tranquilidade do espaço natural da igreja, enfatizando a importância de se conectar com a natureza durante momentos de contemplação. Além disso, possui várias atividades e eventos que podem ocorrer nesse ambiente, como batismos e reuniões. Ele oferece um ambiente propício para retiros e renovação da fé.

Igreja Batista da Lagoinha – Alphaville

A Igreja Batista da Lagoinha nasceu em Belo Horizonte em 20 de dezembro de 1957 e há 60 anos atua de forma relevante na expansão do evangelho. A Sexta Igreja Batista, conforme seria chamada na época, iniciou com um grupo de 32 pessoas lideradas pelo Pastor José Rêgo do Nascimento.

Em 1972, atingiu um total de 300 membros e passou a ser liderada pelo Pastor Márcio Roberto Vieira Valadão, ainda hoje à frente da congregação. Apesar de contar com mais de 600 igrejas implantadas e cerca de 120 mil membros em diferentes lugares no Brasil e do mundo, no Guia Turismo Evangélico, o templo citado é o da Avenida Tamboré, 74, em Alphaville.

Em paralelo ao trabalho de expansão, a Lagoinha promove e contribui com o desenvolvimento de pessoas por meio de projetos destinados à ressocialização, atendimento jurídico gratuito, capacitação profissional, assistência espiritual, psicológica e familiar, entre outros, viabilizados tanto pelas Lagoinhas regionais quanto pelos departamentos internos instalados na sede.


Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também