Os passageiros que utilizam as Linhas de trem 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda), operadas pela ViaMobilidade, farão a viagem com tempo maior de duração.
A concessionária calcula aumento de 7 minutos no tempo total de viagem nas duas linhas, com acréscimo aproximado de 1 minuto no intervalo entre os trens.
Isso porque está sendo realizada a revisão temporária da velocidade nas duas linhas em trechos específicos.
Conforme relatos de usuários do sistema, postados nesta quarta (22), nas redes sociais, o cenário é de lentidão e trens lotados. “O trecho entre Osasco e Barueri está demorando cerca de dez minutos, com trens lotados. Até quando?”, disse uma passageira.
Segundo a empresa, a medida é um dos “procedimentos de melhorias operacionais nas linhas”.
Alterações
De acordo com a ViaMobilidade, alguns pontos terão a velocidade máxima reduzida de 90 km/h para 70 km/h, para recuperação da via permanente, incluindo trilhos e dormentes, com base no mapeamento que identificou pontos para serem corrigidos.
“Trata-se de uma ação temporária, que deve permanecer pelos próximos 3 a 4 meses, conforme o avanço nas intervenções. Para isso, a concessionária triplicou as frentes de trabalho que atuam na via”, informou.
Na apuração da empresa dos tempos do pico da manhã de hoje (22), as médias correspondem ao tempo previsto nas simulações:
Na L8, no trecho entre Júlio Prestes-Itapevi, o tempo total de viagem era de 53 minutos, o previsto com as restrições era de 59 minutos e na manhã de hoje foi realizado em 57 minutos.
Na L9, O trecho entre Osasco – Mendes Vila Natal, o tempo total de viagem era de 48 minutos, o previsto com restrições era de 53 minutos e nesta manhã ficou em 52 minutos.