Na manhã desta quarta-feira (1/2), pelo segundo dia consecutivo, os passageiros que utilizam as linhas de trem 8 – Diamante, na região de Barueri, operadas pela ViaMobilidade, voltaram a reclamar que não há trens na plataforma 3.
“Cadê o trem que partia de Barueri da plataforma 3? Qual foi o motivo de não estar saindo da estação?”, questionou um usuário do sistema nas redes sociais.
“Pelo segundo dia consecutivo a plataforma três não está prestando serviço. Qual a desculpa?”, lamentou outro passageiro.
Segundo vídeo postado na terça-feira (31) no Twitter, um aviso sonoro informava que não haveria trens na plataforma 3, sentido Júlio Prestes, mas não detalhava o motivo.
Procurada pela reportagem, a ViaMobilidade informou que em decorrência do curto-circuito na subestação próxima a Estação Leopoldina na manhã do dia 30 de janeiro, a concessionária alterou a estratégia de fluxo na Linha 8-Diamante, suspendendo o looping que operava desde abril de 2022 nos trechos Júlio Prestes-Barueri.
“A partir desta semana, a linha passa a operar regularmente nos dois sentidos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. Com isso, o intervalo entre os trens, que era de 5 minutos, passa a ser de 6 minutos. Técnicos atuam para normalizar a operação da subestação e tão logo seja restabelecida, a estratégia do looping também será retomada. A ViaMobilidade pede desculpa pelos transtornos provocados”, disse por meio de nota.