A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) e a CETESB realizaram na quarta-feira (24) um megacomando de fiscalização de veículos a diesel, em rodovias e avenidas de grande circulação , no Estado de São Paulo. O trecho do Rodoanel Oeste km 13,5, sentido norte, em Barueri, foi um dos alvos.
Motoristas que estavam emitindo fumaça preta acima dos padrões legais foram multados. O valor básico da autuação é de R$ 1.542,00 (60 UFESPs).
Nesta época do ano, em que as chuvas começam a cessar e as condições meteorológicas em geral gradativamente se tornam desfavoráveis à dispersão dos poluentes atmosféricos, a SMA, por meio da CETESB, desencadeia essas ações de fiscalização, mas sobretudo de conscientização ambiental, com o objetivo de evitar episódios críticos de poluição do ar, prejudiciais à saúde. Além disso, a emissão excessiva de fumaça preta pelos escapamentos é sinal de falta de regulagem do motor, fazendo com que o veículo a diesel consuma mais combustível, aumentando as despesas do caminhoneiro.
Ao longo deste ano, estão previstos ainda 4 megacomandos, até agosto. A fiscalização se dá com o uso da Escala de Ringelmann, uma cartela que permite a comparação da intensidade da fumaça preta com os tons colorimétricos impressos, constatando a desconformidade, sem necessidade de parar o veículo.