Nesta segunda-feira (23), o governador de SP, Tarcísio de Freitas, irá se reunir com representantes da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação de trens nas linhas 8-Diamante e 9-Esmerada, para cobrar prazos e metas de investimento. A partir do que for conversado, Tarcísio diz que decidirá se mantém ou rescinde o contrato com a concessionária, como pede o Ministério Público.
“A impressão que me dá é que o investimento é insuficiente. Eles subestimaram a complexidade de uma operação no sistema de alta capacidade, com muita demanda e que já tinha uma certa depreciação em termos de qualidade de via e material rodante. A reunião tem como objetivo justamente fazer esse ajuste, entendo que a gente tem que caminhar para um grande ajuste para ver se vai ser viável a continuação deste contrato”, afirmou.
O governador garantiu que será cuidadoso com a tomada de decisão. “Eventualmente, a gente vai partir para uma caducidade, e a CPTM terá que reassumir essas linhas”, avaliou.
Em meio à discussão sobre os serviços oferecidos, Paulo Ferreira assumiu como diretor de Operações da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, que pertence ao Grupo CCR.
Mais privatizações
As declarações foram dadas durante entrevista exclusiva para o SP2, da TV Globo, na sexta-feira (20), após o gestor afirmar que tem a intenção de privatizar todas as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e também do Metrô. “As concessões estão no radar sim, mais concessões de linhas da CPTM e ai claro, a gente tem que pensar que tipo de contrato que a gente vai colocar na rua para que a gente não tenha os problemas das linhas 8 e 9. A gente tem que fazer uma previsão de investimento quando for fazer o modelo da concessão.”
O governador ressaltou que acredita que a iniciativa privada tem a capacidade de “prestar o serviço de transporte em trilhos com mais eficiência que as empresas estatais”.
Insatisfação
Em 2022, uma pesquisa contratada pela concessionária, apontou que a avaliação positiva na Linha 8-Diamante caiu de 88% para 53% de 2021 para 2022 sob a gestão da ViaMobilidade. A realização do levantamento é uma norma exigida no contrato de concessão. Os índices piores avaliados se referem à quantidade de trens que se espera para embarcar e o tempo gasto na plataforma.