Nesta quarta-feira (29), um dia após a greve contra privatizações do governo Tarcísio de Freitas, os passageiros do sistema ferroviário, operado pela ViaMobilidade, enfrentaram problemas. De acordo com relatos feitos pelas redes sociais, os trens circularam com velocidade reduzida e houve superlotação.
A empresa informou que foi registrada uma falha no sistema de alimentação elétrica na região de Campo Belo. A Linha 5-Lilás operou com velocidade reduzida e maiores intervalo entre as estações.
Os usuários da Linha 9 – Esmeralda, que circula na região de Barueri, também tiveram dificuldades.
Resposta
Por meio de nota, a ViaMobilidade informou que devido a corte de cabos que ocorreu na terça-feira (28), por volta de 19h, em região entre Luz e Brás, a Linha 9-Esmeralda opera manualmente, através de controles locais, sem a centralização no controle e supervisão do CCO (Centro de Controle Operacional). O caso foi registrado no 27° DP.
“A operação está normal, com intervalos regulares entre os trens. Na Linha 8-Diamante, foi suspensa a estratégia de looping (ida e volta de trens entre as estações de maior carregamento de passageiros para redução de intervalos) entre as estações Barueri e Julio Prestes. O sistema está sendo restabelecido”.
A concessionária é alvo de reclamações constantes e já passou, inclusive, por apurações do Ministério Público.