O município de Barueri registrou queda no número de mortes por acidente de trânsito, de 66,66%, se comparado o mês de julho com agosto, deste ano. No período, a quantidade de vítimas fatais passou de seis (cinco homens e uma mulher) para dois (ambas do sexo masculino). Os dados foram divulgados nesta semana pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).
A maioria dos acidentes acontece com motocicletas. Em julho, foram três casos envolvendo motos, dois com automóveis e um pedestre. Já no mês seguinte, as duas ocorrências com motocicletas. De acordo com a Prefeitura de Barueri, “a grande aposta da cidade para diminuir o número de sinistros no trânsito é a educação e orientação”.
O Núcleo de Educação no Trânsito (NET) do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) possui cronograma anual em que a cada mês um tema diferente é abordado em ações com motoristas e pedestres, nas vias e em instituições, empresas e escolas. A Prefeitura informou que, por enquanto, não há previsão para implantação de radares e lombadas eletrônicas.