O sistema de transporte público em São Paulo opera parcialmente na manhã de hoje. Parte dos trabalhadores do setor aderiu a uma greve contra a reforma da Previdência. O mais afetado é o metrô, que tem estações fechadas, mas as que estão na região central operam. Ônibus e trens funcionam normalmente. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o trânsito na cidade está dentro da média nesta manhã.
O rodízio municipal de veículos foi mantido, segundo a prefeitura. Os horários de restrição no centro expandido são das 7h às 10h e das 17h às 20h. Hoje, a restrição é para os veículos com placa final nove ou zero.
Metrô e CPTM
No Metrô, as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha, que amanheceram paralisadas, começaram a operar parcialmente pouco antes das 6h. Algumas estações dessas linhas, porém, permanecem fechadas.
Essas linhas operam nos seguintes trechos:
- Linha 1-azul: entre Saúde e Luz
- Linha 2-verde: entre Vila Madalena e Alto do Ipiranga
- Linha 3-vermelha: entre Marechal Deodoro e Penha
A 15-prata, do monotrilho, permanece parada, segundo o Metrô.
As linhas 4-amarela e 5-lilás, operadas pela iniciativa privada, operam normalmente.
As linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) funcionam normalmente. No início do dia, a estação Itaquera, que atende tanto CPTM quanto metrô, ficou fechada para os dois modais. Desde as 7h, a estação opera para trens. O metrô permanece fechado.