Os passageiros dos ônibus intermunicipais na região de Barueri têm relatado, com frequência, superlotação nas linhas.
Na terça-feira (17), um usuário do transporte postou nas redes sociais sobre o tema. “Vamos pegar a Rodovia Castello Branco com onze pessoas de pé e sem cinto de segurança”. A linha realiza o trajeto Barueri (Alphaville)/ São Paulo (Metrô Armênia) e é operada pela empresa Anhanguera.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) entrou em contato com o usuário que realizou a postagem solicitando mais informações, pela própria rede social.
Procurada pela reportagem, a EMTU, responsável pelo transporte intermunicipal, informou que durante ação de fiscalização realizada na terça-feira (17), “dois ônibus da linha 818 foram autuados por transportar passageiros acima do limite permitido e por partidas não realizadas”.
“Ressaltamos que as programações horárias das linhas 818 e 116 (trajeto Barueri (Centro/São Paulo (Metrô Armênia) estão em análise e, caso seja constatada necessidade de alteração, os novos horários das partidas serão divulgados no site e app da EMTU”, informou.
Os usuários podem dar sugestões e fazer reclamações pelo App EMTU Oficial.
Novos ônibus
Para ampliar a frota, dois novos ônibus zero km passaram a operar em Osasco e região, segundo a EMTU. Os veículos estão circulando ao longo do Corredor Metropolitano Itapevi Osasco (Vila Yara), desde a última sexta-feira (13). Operados pela empresa Del Rey, do Consórcio Anhanguera, os ônibus contam com de ar-condicionado, rampa de acesso para deficientes e motor traseiro.
Cerca de 320 mil passageiros são transportados diariamente na Área 2 de concessão do sistema metropolitano, que engloba os municípios de Barueri, Cajamar, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e São Paulo.