Ciclistas relataram em uma enquete realizada pela página @ciclovia_viaparque, na segunda-feira (27), que falta segurança na ciclovia da Via Parque.
Quando perguntados se “já tiveram alguma ocorrência com motoristas” no local, 71% responderam que sim e 29%, que não.
De janeiro a junho deste ano, foram anotados dois acidentes na Via Parque, ambos em janeiro, dias 6 e 20.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Barueri informou que, para diminuir a velocidade dos veículos e garantir mais segurança aos ciclistas, implantou lombada no entorno da Via Parque (Al. Tocantins e Av. Andrômeda).
Além disso, a gestão disse que denúncias de ocorrências podem ser feitas pelos telefones da central de atendimento municipal, (11) 4199-1414 ou (11) 4198-8214, que funciona 24h, todos os dias.
A administração destacou ainda que realiza apoio com agentes de trânsito na ciclofaixa, que funciona das 6h às 13h.
Sinalização
A gestão ressaltou a importância dos ciclistas seguirem as orientações e procedimentos de segurança sobre a utilização de qualquer via do município, são elas: utilizar capacete, luvas, espelho retrovisor, manter na bicicleta luzes de sinalização (luz vermelha piscante), atender as normas de circulação previstas no Código Brasileiro de Trânsito e fazer o uso das ciclovias e ciclofaixas; quando não houver, acessar a faixa de rolamento da direita (de menor velocidade) e sempre seguir no mesmo sentido do fluxo de veículos.