19.1 C
Tamboré
sábado, 23 novembro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Após descarrilamento e vagões à deriva, Linha 8 Diamante terá manutenção durante toda a semana

Publicidade • Anuncie Aqui

Depois de um sábado (18) de susto para os usuários de trens na região, a ViaMobilidade realiza mais uma etapa de manutenção programada na Linha 8 Diamante durante a semana. Segundo a responsável pela operação do sistema, a ação ocorrerá de segunda-feira (20) a sexta-feira (24), das 10h às 16h, com intervalos estimados em 16 minutos, entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda.

No sábado, uma composição saiu dos trilhos por volta das 10h, no sentido Itapevi, já próximo à estação. Não houve feridos e os usuários foram acompanhados por agentes de atendimento e segurança da empresa até a plataforma. De acordo com a empresa, o descarrilamento foi causado por uma “falha de equipamento da via”. Por conta do trem que saiu dos trilhos, a linha operou com velocidade reduzida e maior intervalos no trecho entre as estações Barueri e Itapevi.

Trem desgovernado

Mas o incidente não foi o único registrado. Passageiros que estavam na estação de Osasco, por volta das 11h23, presenciaram uma falha de procedimento de manobra de manutenção no pátio, que ocasionou que vagões de carga se soltassem e quase colidissem com um trem de passageiros. Nas redes sociais, os usuários relataram pânico ao perceberem o vagão à deriva, enquanto funcionários da manutenção corriam atrás da composição.

A ViaMobilidade disse que vagões se desacoplaram durante manobra no pátio em Presidente Altino e um “trem de manutenção acabou por ocupar a via principal da Linha 8 Diamante. A segurança do sistema de sinalização funcionou como esperado e os vagões foram retirados”.

Histórico

Por conta de atrasos, falhas e acidentes constantes no transporte de trens das linhas 8-diamante e 9-esmeralda, que atendem a região, o Ministério Público de São Paulo recomendou, em novembro de 2022, que a Secretaria de Transportes Metropolitanos rescindisse ou declarasse a caducidade do contrato com a ViaMobilidade, que detém a operação e manutenção das linhas.
Mas, em uma reunião entre a concessionária e Tarcísio de Freitas, o governador pediu à empresa mais investimentos na frota e melhorias no serviço.

Novos trens

A concessionária destacou que já investiu mais de R$1 bilhão, em um ano de concessão e como parte dos investimentos nas linhas 8 e 9, ressaltou que já adquiriu 36 novos trens da empresa Alstom, compondo uma frota de 288 carros (vagões), que começam a chegar no primeiro trimestre de 2023.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também