As demandas relacionadas à saúde, estacionamento irregular e buraco na rua lideram as queixas realizadas pelos munícipes por meio do App Barueri, o aplicativo da prefeitura. Os registros somam 4.175 pedidos, sendo na ordem citada por assunto: 2.268, 1.036 e 871.
De janeiro até 17 de agosto foram contabilizadas, no total, 17.592 solicitações dos moradores, segundo levantamento da gestão feito a pedido da reportagem. Ao longo de 2021, foram contabilizadas 37.445 notificações.
A abertura do chamado pode ser feita pelo celular e também pela internet. Para fazer via aparelho móvel, é preciso fazer o download do aplicativo APP Barueri, disponível para dispositivos no Google Play ou IOS ou acessar o site pelo link.
Ao fazer a solicitação, o solicitante recebe um número de registro. Por meio deste protocolo, é possível acompanhar o andamento pelo site. A prefeitura informou que também realiza contatos por e-mail.
Tempo de resposta
O tempo de resposta para o atendimento pode variar de acordo com o tipo de solicitação que for encaminhada. Para um pedido de vistoria de árvore, por exemplo, o tempo médio é de 30 dias úteis.
Vistoria de árvore
De janeiro até o momento, a administração municipal recebeu 1.333 solicitações entre poda e corte de árvore. A partir da abertura do chamado, segundo a gestão, o prazo para vistoria fica em torno de 30 dias úteis. Mas, há casos em que o tempo de resposta pode ultrapassar este período.
Segundo relato de uma moradora do bairro Vale do Sol, em contato com a reportagem, um pedido aberto em maio para vistoriar árvore com risco de queda sobre imóvel ainda não foi solucionado. Procurada, a prefeitura respondeu por meio de nota que “com relação à moradora da rua Barcelona, ela precisa entrar em contato com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente para verificar o status da solicitação”.
A Secretaria fica localizada na Avenida Henriqueta Mendes Guerra n° 1.124 – Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h (telefone 11- 4199-1500).