28.4 C
Tamboré
quarta-feira, 20 novembro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri ostenta 1º lugar em ranking nacional de cidades sustentáveis

Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri conquistou o 1º lugar no “Ranking de Cidades Sustentáveis” 2023, desenvolvido pela plataforma on-line Bright Cities. Dentre as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, de acordo dados de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram apontadas as cinco primeiras de cada região.

Na classificação geral, o município ficou na 1ª colocação com uma média de 7,35. Na região Sudeste, Barueri também se manteve em 1º lugar, ficando à frente de São Caetano do Sul, Araras, Bragança Paulista e Atibaia. Nas demais regiões brasileiras, as cidades que lideraram são Florianópolis (SC), no Sul; Goiânia (GO), no Centro-Oeste; Sobral (CE), no Nordeste; e Palmas (TO), no Norte.

Critérios avaliados
O ranking anual é embasado em 40 indicadores, provenientes da norma ABNT NBR ISO 37120:2021, que foram divididos em cinco pilares temáticos: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.

Na área da educação, a porcentagem da população de Barueri em idade escolar matriculada encontra-se em 100%; a de estudantes com ensino secundário completo registrou 88,76%; e o número de alunos com ensino primário completo é de 74,07%.

A cidade possui 8.712,42 empresas registradas por 100 mil habitantes, e com relação à conectividade aérea (número de partidas de voos comerciais sem escalas), foram contabilizadas 252.801 viagens.

Já o percentual da população atendida por sistema de coleta e afastamento de esgoto, coleta regular de resíduos sólidos domiciliar e serviço de abastecimento de água potável atingiu a meta de 100%.

Para o secretário de Obras, Beto Piteri, “esse ranking reflete a eficiência dos investimentos que vêm sendo feitos na cidade nos últimos anos pela Prefeitura. Barueri aprimorou consideravelmente sua infraestrura, o que leva à oferta de mais e melhores serviços, exatamente como mostra esse levantamento”, ressaltou.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também