De acordo com um levantamento realizado pelo Procon Barueri, à pedido da reportagem do JB, a empresa Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade, lidera a lista de reclamações dos moradores.
O órgão contabilizou neste ano, de janeiro até abril, o total de 4,6 mil queixas. Destas, 403 foram direcionadas à Enel, ou seja, uma média de 100 ocorrências por mês.
Na sequência, aparece o serviço de telefonia com um geral de 317 reclamações (os dados incluem todas as operadoras) e, em terceira colocação, serviços bancários, com 202 registros.
Atendimento
As ocorrências podem ser registradas pelos munícipes de forma on-line, por meio dos links www.procon.sp.gov.br ou www.consumidor.gov.br. O prazo de resposta por meio destes canais é de 15 dias. Quem desejar, pode ainda fazer a reclamação pessoalmente. Basta agendar pelo site.
O posto do Procon Barueri funciona no Ganha Tempo (Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550). Após o registro da reclamação, o Procon encaminha a demanda para a empresa, que tem um período de 30 dias para prestar esclarecimentos.
As tratativas são realizadas junto ao consumidor e ao órgão. Caso a solicitação do reclamante não seja atendida, é dado continuidade no caso e, se a negativa persistir, o consumidor é orientado a ingressar com o pedido judicialmente.
2021
Em 2021, o Procon Barueri anotou um total de 10.594 atendimentos. O assunto mais reclamado foi sobre cobrança indevida em relação ao consumo de energia elétrica da empresa Enel.
A reportagem entrou em contato com a concessionária Enel, mas não recebeu retorno até o fechamento da edição.