Prefeitura de Barueri coletou 38 escorpiões nos nove primeiros meses deste ano

escorpião Barueri
Prefeitura alerta que cidade é propícia ao aparecimento de escorpiões por estar entre morros e pedras (Tony Winston/Agência Brasília)

A Prefeitura de Barueri coletou 38 amostras de escorpiões, de janeiro a setembro deste ano. Desta quantidade, quatro foram identificados sendo da espécie Tityus sp, um da Tityus bahiensis e 33 da Tityus serrulatus. No ano anterior, foram 37 escorpiões coletados.

A administração municipal alertou que a cidade está inserida em uma região com meio ambiente com muitos morros e pedras, situação propícia à infestação por escorpiões.

“Os escorpiões que habitam no meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto, são comuns em locais com acúmulo de lixo. Entre as formas de prevenção está manter lixos bem fechados e não jogar resíduos, entulho pelas ruas”, afirmou a gestão.

Em caso de aparecimento de escorpiões, os moradores podem acionar o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, pelo telefone 4198-5679.

Recomendações
Para diminuir os riscos de acidentes, alguns cuidados básicos podem ser tomados, como manter limpos os quintais, terrenos baldios e jardins. É importante não acumular entulho e lixo doméstico, aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas.

Coloque o lixo em sacos plásticos que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de moscas, baratas e outros insetos, que são os alimentos favoritos dos escorpiões.