Recentemente, uma pesquisa da plataforma Reclame Aqui revelou que fraude envolvendo o aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp continua sendo apontada como o que faz o maior número de vítimas.
De acordo com os dados, a maioria das pessoas que caiu em golpes diz que foi enganada através de mensagens recebidas pelo WhatsApp e teve a sua conta do aplicativo clonada (22,1%). Além disso, outras vítimas acabaram clicando em links fraudulentos que receberam por mensagem de texto de SMS (20,7%) e por boletos falsos com o código de barras adulterado (20,8%).
Outro dado preocupante revela que 76,4% dos consumidores que foram vítimas de golpes não conseguiram reaver o prejuízo, e somente 24,7% registraram boletim de ocorrência.
Um dos crimes mais recorrentes pelo aplicativo são aqueles em que a pessoa passa seus dados pessoais e bancários, com cerca de 30,1%. Já 20,4% tiveram CPF e nome usado em compras de terceiros não autorizadas e 49,5% fizeram transferência financeira para o golpista.
A pesquisa revela ainda que cuidados simples podem fazer a diferença e evitar fraudes. Das pessoas que conseguiram evitar os golpes, mais da metade (51,4%) disse que não abre links desconhecidos, enquanto 48,5% leem bastante para identificar os traços do crime.