Os passageiros que utilizam linhas gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) agora podem verificar, por meio de um adesivo QR-Code no exterior dos ônibus, se a vistoria técnica do veículo está válida e se ele está realmente habilitado pela EMTU.
A tecnologia já está disponível em 100% da frota das regiões metropolitanas de São Paulo, além de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba/Litoral Norte.
Para fazer a consulta, basta apontar a câmera do celular para Qr-Code do adesivo, fixado na porta ou na lateral direita do veículo, e acessar o link que aparecerá após a leitura do código. O recurso, então, vai exibir a data de inspeção do ônibus, validade da vistoria, dados da empresa operadora e características do veículo.
O sistema contempla as linhas regulares comum e seletiva e os serviços de fretamento, Escolar e Ligado. De acordo com a engenheira civil Alexandra Renata Rodrigues Domingues, chefe do Departamento de Inspeção da Região Metropolitana de São Paulo, a medida visa dar maior transparência aos serviços, facilitar o controle das inspeções para as empresas e agilizar os procedimentos de vistoria.
“Caso o veículo não possua o selo Qr-Code ou não esteja válido, pode ser que seja um serviço clandestino, por exemplo. Se o passageiro observar que o ônibus não está com a vistoria válida, pode registrar uma denúncia anônima”, alerta Alexandra. A denúncia pode ser feita pelo site da EMTU.