A partir desta terça-feira (7), os estudantes vinculadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) já podem renegociar suas dívidas com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB).
Essa medida permite a quitação dos débitos com até 100% de redução em juros e multas. Para aqueles que optarem por liquidar integralmente o contrato, o desconto pode alcançar até 99% do valor total da dívida.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de acelerar o processo para beneficiar aqueles que enfrentam dificuldades financeiras devido às dívidas do FIES.
“São mais de 1 milhão e 240 mil pessoas no Brasil que terão direito, e o presidente tem chamado de ‘Desenrola da Educação’. Significa R$ 54 bilhões de dívidas desses brasileiros e brasileiras que muitas vezes estão com seu nome comprometido, o nome sujo, como se diz, no Serasa, e que terão oportunidade de renegociar suas dívidas. Inclusive, com condições muito favoráveis, podendo chegar até 99% do principal e 100% dos juros e multa, ou seja, a pessoa pode pagar 1% da dívida dependendo da condição que ela esteja”, afirmou Camilo Santana após uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto.
Legislação
A nova lei estabelece condições mais favoráveis de amortização para estudantes que possuem contratos do FIES celebrados até o final de 2017 e que tenham dívidas vencidas e não pagas até 30 de junho de 2023. O ministro da Educação ressaltou que mesmo aqueles que estão com suas obrigações em dia com o FIES terão vantagens especiais no pagamento de suas dívidas principais.