A Prefeitura de Barueri reinaugurou, na quinta-feira (20), as novas instalações do Fórum “Desembargador Breno Caramuru Teixeira”, no Jardim dos Camargos.
Com 3.215 metros quadrados de área construída em dois pavimentos, o Fórum passou por reforma completa, incluindo adequação de espaços, trocas de janelas e melhorias em acessibilidade.
O prefeito Rubens Furlan declarou que as obras de melhoria no prédio do Fórum foram o resultado do trabalho conjunto da Prefeitura, do Poder Judiciário e do Ministério Público. “Temos que colocar em prática diariamente nossa determinação, que é a de melhor servir a população”, afirmou.
“A reconstrução do Fórum é um ciclo que se completa e que começou em 1976, na primeira inauguração deste prédio. Hoje é um outro Fórum, com ambientes amplos e com mais capacidade para atender a população”, disse o juiz Bruno Paes Straforini, diretor da 1ª Vara Cível.
Atualmente, o Fórum abriga o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), dois cartórios eleitorais, uma unidade da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e uma unidade do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi).
O Fórum também conta com a colaboração de algumas secretarias da Prefeitura na prestação conjunta de serviços, como é o caso da Secretaria da Família (Sefam), que atua no âmbito da Solução de Conflitos por intermédio da Justiça Restaurativa.
Localizado na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, o prédio reformado abrigava o Fórum da Comarca de Barueri. Com o crescimento do número de processos e do atendimento, foi construído pela Prefeitura de Barueri um novo Fórum, inaugurado em abril de 2019, considerado o mais moderno do Estado de São Paulo, que funciona na Vila Porto.