Entre janeiro e junho deste ano, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em conjunto com a Polícia Militar, realizou 78 apreensões de veículos irregulares que eram utilizados para o transporte coletivo de passageiros em Barueri e região, nas cidades vizinhas como Osasco, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e outras.
Os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano com o objetivo de combater o transporte irregular de passageiros e garantir mais segurança aos cidadãos que utilizam o sistema metropolitano.
Os carros passam por inspeções periódicas nas quais são verificados mais de 900 itens, como os sistemas de freios, suspensão, pneus, acessibilidade e demais itens que conferem a segurança, conservação e o conforto aos passageiros, conforme as determinações da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Grande São Paulo
Em toda a Grande São Paulo foram 588 operações. As fiscalizações no período resultaram em 2.115 abordagens para averiguação e 269 apreensões.
O balanço semestral aponta um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram apreendidos 168 veículos.
Multas
As equipes aplicaram 1.995 autuações em casos de infração nos seis primeiros meses de 2022. As multas podem chegar a R$5.212,22.