23.8 C
Tamboré
quinta-feira, 21 novembro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri usa tecnologia para promover qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência

Publicidade • Anuncie Aqui

Balanço de 2022 realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) de Barueri apontou que a tecnologia pode ser definitiva para oferecer mais qualidade de vida e inclusão social para este público.

Neste ano, a pasta implementou a Central de Libras Icom, aplicativo disponível para download e distribuído em 200 pontos da cidade que dispõe de tecnologia para facilitar a comunicação em Libras por meio de uma videochamada. 

Para mostrar que está em sintonia com o que há de mais moderno no mercado, o Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD participou com um stand na Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, a Reatech, a principal feira do setor na América Latina, em setembro, onde apresentou as próteses, órteses, cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, entre outros equipamentos oferecidos às pessoas com deficiência na cidade. Em 2022, a pasta entregou mais de 1.400 aos inscritos nos programas da SDPD.

“Somos um dos poucos representantes públicos que participam dessa feira. É uma excelente oportunidade de mostrar o engajamento da cidade em prol da pessoa com deficiência. Além de ser uma troca muito importante com outros expositores que atuam com o que há de mais avançado no segmento”, ressalta o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Professor Carlinhos). Ele destaca também a importância de o evento ser um espaço para a pessoa com deficiência conhecer as novas tecnologias e serviços disponíveis.

Convivência e mercado de trabalho
A convivência também foi estimulada pela SDPD entre os usuários dos programas oferecidos. De acordo com a pasta, o ano foi marcado pela retomada de grandes eventos, depois de dois anos de pandemia. Vale destacar a Caminhada Inclusiva, a Festa Junina, as Oficinas presenciais de Libras e a campanha “Além do Olhar”. Ainda houve novidades como a criação do time de futebol feminino, com as mães dos usuários da pasta, o curso de formação na Lei Brasileira de Inclusão, para funcionários da Prefeitura de Barueri, e a implantação da Central de Libras, entre outras ações.  

Depois de dois anos, pasta retomou encontros e festas
(Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Em outra frente, a SDPD realizou o 1º Feirão de Emprego para pessoas com deficiência, que resultou na contratação de 106 inscritos para o mercado de trabalho. 

Esporte campeão
Em outubro, a pasta renovou a parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para o programa de Educação Paralímpica. Isso significa mais capacitação aos profissionais de educação física na modalidade. 

Por falar em esporte, 2022 foi ano das medalhas paralímpicas para Barueri. Isso graças aos atletas dos times IBP/SDPD de bocha paralímpica e de vôlei sentado. Juntas, somam 22 medalhas de torneios e campeonatos. Ao todo, são sete medalhas de bronze, nove de prata e seis de ouro. 

Equipe paralímpica de vôlei sentado (Foto Ricardo Santos/Secom Barueri)

Centro-Dia 
Pensando em oferecer um atendimento focado na deficiência adulta, a SDPD, por meio do programa Centro-Dia, dá uma atenção singular aos usuários, com a oferta de diversas ações voltadas à cultura, artesanato, lazer e atividades corporais acessíveis, entre outras. Foram mais de 20 mil oficinas culturais e esportivas ao longo do ano.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) fica na rua Vereador Izaias Pereira Souto 175 – Jardim Belval. O telefone é o 4194-4939.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também