Recentemente, o Procon de Barueri emitiu um alerta sobre a tentativa de golpes por meio de ligações telefônicas. Criminosos têm utilizado o nome do órgão para entrar em contato com a população e pegar informações pessoais. “O atendimento do Procon ao público é totalmente gratuito e somente é realizado nos canais oficiais: (11) 4199-1324 ou pelo e-mail [email protected]”, destacou o órgão.
Os consumidores precisam ficar atentos também ao novo golpe no cartão por aproximação. Segundo a empresa Kaspersky, especialista em cibersegurança, o programa infecta maquininhas que geram falso erro durante transação para obrigar vítimas a usarem o cartão físico.
Assim, o número do cartão é copiado para quadrilha fazer compras depois, de acordo com a Kaspersky. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) afirmou que ainda não identificou “nenhuma evidência da ação de um suposto malware nas máquinas de cartão que estaria bloqueando as transações por aproximação”.
Como funciona o golpe
Criminosos entram em contato com lojistas se passando por funcionários de empresas responsáveis por pagamentos eletrônicos. Com a desculpa de que se trata de uma manutenção, eles pedem que os lojistas acessem um link por meio do computador onde fica o sistema de cobrança;
Quando os lojistas clicam no link, a quadrilha instala um vírus que dá acesso remoto ao sistema;
A partir daí, os bandidos conseguem detectar e impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro na tela na maquininha, a fim de forçar que o consumidor insira um cartão físico para fazer o pagamento. Nem o lojista e nem o cliente percebem que se trata de um golpe.
Ao usar o cartão físico, a vítima pode ficar vulnerável a fraudes feitas pelos bandidos, como compras indevidas.