As escolas municipais de Barueri receberão a implantação do “Programa Botão do Pânico nas Escolas”. A legislação, de autoria do parlamentar Rodrigues Marcos Figueiredo, o Rodrigo Rodrigues, foi publicada no Jornal Oficial da cidade no sábado (27).
De acordo com o documento, a prefeitura poderá disponibilizar a ferramenta por meio de aplicativo ou dispositivo de segurança instalado dentro das unidades escolares, de forma que as forças de segurança, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar, possam ser acionadas diretamente. “Para favorecer o seu imediato acesso por aquele servidor responsável pelo acionamento”, segundo justificativa do autor.
O objetivo é aperfeiçoar o sistema já existente em frente as escolas da cidade.
Dispositivos de segurança
As unidades da rede municipal contam com 1,5 mil câmeras, monitoradas pela central da Guarda Civil em tempo real. Os colégios também possuem totens de segurança e botão de pânico na calçada.
Segurança
A proposta foi feita em abril pelo parlamentar, após o atentado ocorrido em Blumenau, que deixou quatro crianças mortas, e que provocou uma onda de mensagens falando sobre possíveis ataques em todo o país, inclusive Barueri. Várias dessas mensagens tinham o objetivo de provocar pânico.