Para reduzir o índice de criminalidade no município, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, responsável pela Guarda Civil Municipal e outros órgãos, começou, nesta semana, a utilizar drones em operações de monitoramento e vigilância. De acordo com a secretária da pasta, Regina Mesquita, “a tecnologia vem para apoiar o trabalho de todas as corporações da Secretaria de Segurança”.
Os equipamentos aéreos não tripulados são controlados em terra por agentes da Secretaria e atingem a distância de 7 km, a velocidade pode chegar a 70 km/h. Cada drone conta com estabilizador para a câmera. As gravações são feitas em alta resolução (4k) e as imagens transmitidas em tempo real para o visor acoplado junto ao controle. Além da radiofrequência, os dispositivos também são guiados com apoio de GPS.
Os veículos não tripulados podem auxiliar o monitoramento em ações especiais de policiamento, eventos com grande circulação de pessoas, operações de trânsito, imóveis em área de risco, locais de difícil acesso, patrulhamento preventivo e situações emergenciais como inundações e alagamentos.