Um ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, deixou uma aluna morta e outro estudante ferido na manhã desta segunda-feira (19).
De acordo com ao Governo do Paraná e a PM (Polícia Militar), o autor do caso é um ex-aluno de 21 anos. Ele foi detido e encaminhado para Londrina (PR), cidade vizinha a Cambé.
O estado de saúde do estudante ferido, que está internado, não foi informado. A idade dos baleados também não foi divulgada pela polícia.
Em nota, o Governo do Paraná afirma que o atirador entrou na escola alegando que solicitaria o seu histórico escolar.
Onda de ataques
Ao longo do último ano, a frequência de ataques a escolas cresceu no Brasil, com cinco ocorrências fatais registradas desde setembro de 2022 até abril de 2023.
Segundo um mapeamento do Instituto Sou da Paz, divulgado em maio, o primeiro ataque a escolas de que se tem notícia no Brasil ocorreu 21 anos atrás e, desde então, houve outros 23 casos parecidos. No total, os episódios fizeram 137 vítimas e 45 pessoas morreram.
De acordo com a Polícia Militar, o agressor chegou de motocicleta na creche Cantinho Bom Pastor, na rua dos Caçadores, no bairro Velha, pulou o muro e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha.
No mesmo mês, outro caso foi registrado em Osasco, quando foi invadida por um homem armado com uma faca e um facão, causando pânico na comunidade escolar.