A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Barueri segue até o dia 31, assim como no Estado de São Paulo. Pode receber a dose pessoas a partir de seis meses. De acordo com dados da prefeitura, apenas 50,97% da população já se imunizou contra a influenza.
“Neste momento, o grupo de maior adesão à vacinação é o grupo prioritário de pessoas idosas (61,18%) e, o grupo prioritário com menor adesão é das puérperas (25,51%)”, informou a gestão.
O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Acesse o site da Prefeitura de Barueri para saber qual é a unidade mais próxima, os dias e horários de atendimento.
Sintomas da doença
A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte.
Em 2022, o Estado de São Paulo contabilizou 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram anotadas 1.257 hospitalizações até a quarta semana de maio. No mesmo período do ano anterior, foram 1.653 internações e 250 óbitos.
Desde janeiro, foram anotados 222 óbitos decorrentes de casos graves relacionados às diferentes linhagens do vírus Influenza, segundo a Secretaria do Estado da Saúde.