Pular para o conteúdo
Saude

Setembro Amarelo leva debates sobre saúde mental a diferentes bairros de Barueri

Palestras, rodas de conversa e orientações serão realizadas entre os dias 4 e 30 de setembro

CAPA_IMG_3855_639237864019157138.webp
Foto: Tatiane Zechetto/Secom Barueri

Barueri promoverá uma série de atividades sobre saúde mental e prevenção do suicídio durante o Setembro Amarelo. A programação inclui palestras, rodas de conversa e orientações em salas de espera de unidades de saúde.

As ações serão conduzidas por psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais da rede municipal. Parte das atividades será destinada a estudantes, servidores e participantes do Vida Ativa, programa desenvolvido pelas secretarias de Saúde e de Esportes.

Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), os encontros ocorrerão antes dos atendimentos. A proposta é apresentar informações sobre sofrimento emocional, formas de prevenção e serviços disponíveis para quem precisa de acompanhamento.

Programação nas unidades e escolas

  • 4 de setembro, às 9h — Palestra com psicólogo na UBS Edini Cavalcante Consoli.

  • 8 de setembro, às 10h — Sala de espera educativa com médico generalista na UBS Pastor José Roberto Rossi.

  • 9 de setembro, às 9h — Roda de conversa com estudantes do 8º e do 9º ano na Escola Padre Luís de Oliveira, vinculada à UBS Katia Kholer.

  • 10 de setembro, às 8h — Sala de espera educativa na UBS Pedro Izzo.

  • 10 de setembro, às 9h — Atividade com participantes do Vida Ativa, vinculada à UBS Dr. Luiz Fernando Nardy.

  • 10 de setembro, às 11h — Ação com profissionais da UBS Dr. Luiz Fernando Nardy.

  • 10 de setembro, às 15h — Sala de espera educativa na UBS Hermelino Liberato Filho.

  • 10 de setembro, às 15h — Sala de espera educativa na UBS Maria Magdalena Macedo.

  • 14 de setembro, às 7h — Sala de espera educativa na UBS Raquel Sandrini Ruela.

  • 15 de setembro, às 14h — Palestra com assistente social na UBS Aldeia da Serra.

  • 15 de setembro, às 15h — Palestra com médico generalista na UBS Maria Francisca de Melo.

  • 16 de setembro, às 8h — Sala de espera educativa na UBS Benedito de Oliveira Crudo.

  • 17 de setembro, às 8h — Sala de espera educativa na UBS Hélio Berzaghi.

  • 17 de setembro, às 9h — Palestra com psicóloga e orientação em sala de espera na UBS Vince Nemeth.

  • 18 de setembro, às 7h — Sala de espera educativa na UBS José Francisco Caiaba.

  • 18 de setembro, às 9h — Palestra na Emef Benedito Adherbal Farbo, vinculada à UBS Júlio Lizart.

  • 18 de setembro, às 10h — Sala de espera educativa na UBS João Siqueira.

  • 21 de setembro, às 9h — Roda de conversa com o grupo Vida Ativa, vinculada à UBS Adauto Ribeiro.

  • 21 de setembro, às 16h — Sala de espera educativa na UBS Armando Gonçalves de Freitas.

  • 24 de setembro, às 7h — Sala de espera educativa na UBS Roque Ribeiro.

  • 25 de setembro, às 8h — Palestra com participantes do Vida Ativa, vinculada à UBS Cleuso de Oliveira.

  • 25 de setembro, às 9h — Roda de conversa e sala de espera educativa na Emeief Professor João Tibúrcio Silva Filho, vinculada à UBS Elisabeth Izilda Duleba.

  • 30 de setembro, às 10h — Sala de espera educativa no Ambulatório Ganha Tempo.

Ações também chegam às escolas

A programação inclui encontros com estudantes para ampliar o acesso a informações sobre saúde mental e orientar crianças e adolescentes sobre como procurar ajuda.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre 2016 e 2021 a taxa de mortalidade por suicídio cresceu 49,3% entre adolescentes de 15 a 19 anos e 45% no grupo de 10 a 14 anos.

A Associação Brasileira de Psiquiatria afirma que transtornos mentais estão associados a 96,8% das mortes por suicídio. Para a entidade, o diagnóstico e o acompanhamento profissional integram as medidas de prevenção.

Onde procurar atendimento em Barueri

Pessoas em sofrimento psíquico podem procurar o Caps Adulto Estação (Centro de Atenção Psicossocial), que oferece acolhimento e acompanhamento gratuito. A equipe reúne psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros profissionais.

A unidade fica na Rua José Maria Balieiro, 715, no Centro. Conforme a programação divulgada pela Prefeitura, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30. Fora desse horário, casos de urgência devem ser encaminhados aos prontos-socorros municipais. A rede de saúde mental e seus endereços podem ser consultados no portal da Prefeitura de Barueri.

Apoio emocional pelo telefone 188

O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional gratuito e sigiloso pelo telefone 188. A ligação não tem custo e o atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Também é possível conversar por chat ou e-mail no site do CVV. Quem estiver em sofrimento emocional ou identificar essa situação em alguém próximo deve procurar um serviço de saúde ou uma rede de apoio.