A modalidade de atendimento denominada Acesso Avançado, implementada há um ano pela Prefeitura de Barueri por meio da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), ligada à Secretaria de Saúde, obteve êxito na redução do índice de absenteísmo (faltas nas consultas sem cancelamento prévio).
A informação é da gestão municipal, que ressaltou que, por meio de aprimoramentos tecnológicos no agendamento e atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foi possível registrar uma queda de 20% na quantidade de faltas em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O Sistema Acesso Avançado, também conhecido como “vaga do dia”, foi lançado em maio de 2022 para a especialidade de clínica médica, seguido por ginecologia e pediatria em julho do mesmo ano.
Além disso, outras mudanças implementadas na rede municipal contribuíram para a diminuição das ausências. Houve a redução do tempo de agendamento de consultas, de 90 para 45 dias, conforme padrão do SUS (Sistema Único de Saúde). O uso de novas tecnologias, incluindo o aplicativo Saúde Barueri, permitiu o envio de notificações de agendamento aos pacientes, solicitando a confirmação de presença com até 48 horas de antecedência.
Redução do tempo de espera
Fernanda Lucas Medeiros, coordenadora da Cabs, ressaltou que a redução do tempo de espera, a reorganização das agendas e a implantação do Acesso Avançado foram fundamentais para a queda acentuada do absenteísmo. “O curto prazo para agendamento possibilita que as pessoas não se esqueçam de comparecer às consultas”.
Entre as especialidades analisadas, observou-se que o índice de absenteísmo na clínica médica diminuiu de 36,01% em janeiro de 2022 para 24,90% em maio do mesmo ano. Em janeiro de 2023, o índice chegou a 19,42% e, em maio, atingiu 24,17%.
Na ginecologia, o nível de ausência em atendimentos registrava 31% em janeiro de 2022 e caiu para 22,79% em julho do mesmo ano. Em janeiro de 2023, apresentou uma queda ainda maior ao atingir o índice de 16,59%.
Na pediatria, em janeiro de 2022 o absenteísmo era de 32,91% e em julho caiu para 23,84%. Em janeiro de 2023 chegou a 18,92%.