Para aumentar a capacidade de realização de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Dr. Francisco Moran e reduzir as filas, a Prefeitura de Barueri ampliou o contrato com o equipamento de saúde. O objetivo é diminuir o tempo de espera para esses procedimentos.
O HMB tem realizado mutirões em diversas especialidades, com mais de 1,5 mil procedimentos realizados somente no mês de maio, entre urgências e eletivos. A expectativa é atingir a marca de dois mil procedimentos por mês com a expansão do horário de funcionamento do Centro Cirúrgico, que agora opera nos dias úteis das 7h às 23h e aos finais de semana das 7h às 19h.
“A Prefeitura de Barueri se sensibilizou com a alta demanda por consultas e cirurgias e ampliou o contrato com o HMB para garantir agilidade e melhor atendimento na saúde à população”, reforça o secretário de Saúde do município, Milton Monti.
Entre maio e julho, mais de 5 mil consultas serão oferecidas em especialidades como cirurgia geral, cirurgia vascular, urologia, pequenas cirurgias, cirurgia pediátrica, além de cirurgia ginecológica e cirurgia de cabeça e pescoço. Em maio, essas cinco especialidades somaram cerca de mil consultas. O número médio de altas hospitalares é de 1,8 mil por mês, sendo que em maio este número alcançou 2.086 altas desde o início da ação em 18 de maio.
Segundo a gestão, esses resultados só foram possíveis com planejamento, organização, senso de urgência e precisão de todas as partes envolvidas. Para isso, foi adotado o sistema Lean Six Sigma, um método baseado em dados estatísticos que visa aumentar a previsibilidade nos processos. O tempo médio estimado entre a primeira consulta e a realização da cirurgia é de 15 dias.
Jornada do paciente
A redução da chamada “jornada do paciente”, desde o momento da abertura da ficha de atendimento até a alta hospitalar, aliada à priorização e maior flexibilidade na sala cirúrgica, são cruciais para diminuir os tempos de espera nas filas cirúrgicas. “Monitoramos e acompanhamos as medidas de eficiência utilizando práticas Lean, o que resultou em impactos positivos imediatos no rendimento clínico, atendimento e satisfação dos pacientes”, destacou Vania Zito, diretora de Atenção do Paciente do HMB.