Para marcar do Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre no domingo (25), o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Barueri (HMB) estará de portas abertas no sábado (24), entre 8h e 12h.
Para realizar a doação é preciso estar em boas condições de saúde ter mais de 18 anos; pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos seis horas; estar alimentado e apresentar documento original com foto recente na hora da doação. É
importante ressaltar que há um tempo correto para realizar a doação diante de algumas condições. Lactantes, por exemplo, só podem doar sangue após 12 meses da data do parto e pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela devem aguardar quatro semanas para fazer a doação.
Como funciona
O processo total de doação, que demora em média 50 minutos, consiste em preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial, coleta de 450 ml de sangue e consumo de lanche na cantina do banco. Após a doação, é preciso manter o curativo local por pelo menos quatro horas, evitar esforço físico, beber bastante líquido e não ingerir bebidas alcoólicas.
O Ministério da Saúde ressalta a importância da doação, já que este ato voluntário pode ajudar pessoas que se submeteram a intervenções médicas de grande porte e alta complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas, além de pacientes com doenças crônicas graves e em situações de emergência. Vale lembrar que uma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.
Onde fica
O Banco de Sangue está localizado piso térreo do HMB (Rua Ângela Mirela, 354 – Vila Dom José, Barueri) e funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h. Para mais informações, (11) 2575-3375 ? Em relação às dúvidas sobre condições para doação, é possível consultar a relação de impeditivos no site da Pró-Sangue.