Encontros são realizados semanalmente, mas foram interrompidos por conta da pandemia da Covid-19
O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado neste sábado (29) e um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas revelou que o hábito de fumar aumentou durante o período de isolamento social.
Segundo o levantamento, 34,3% dos entrevistados que se declararam fumantes passaram
a consumir mais cigarros por dia durante o período de quarentena, sendo que 22,8% aumentaram em dez cigarros, 6,4% em até cinco e 5,1% em 20 ou mais. A pesquisa ouviu 44.062 brasileiros, de ambos os sexos, de todos os níveis de escolaridade e de todas as faixas etárias a partir de 18 anos.
Ajuda
Para aqueles que estão na luta para parar de fumar, Barueri conta com alguns grupos multidisciplinares. As atividades são oferecidas em algumas Unidades Básicas de Saúde da cidade, entre elas, a UBS Hermelino Liberato Filho, do Jd. Belval, e a UBS Armando Gonçalves de Freitas, do Pq. Imperial.
De acordo com a gestão, os encontros acontecem semanalmente, onde os frequentadores recebem orientações de médicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentistas, dentre outros, acerca do desafio que é deixar o vício. “Por conta da pandemia, todos os grupos foram interrompidos e não voltaram ainda, pois causam aglomeração. Casos mais urgentes têm sido atendidos no CAPS Álcool e Drogas, mas com maior foco no uso de bebidas e drogas ilícitas. Os interessados em participar podem procurar a UBS mais próxima para se informar”, explicou a administração municipal.