PS André Sacco é modernizado em Osasco
Reforma concluída no fim de semana amplia leitos de emergência e cria acesso exclusivo para ambulâncias na unidade que atende moradores de Osasco, cidade vizinha a Barueri

A Prefeitura de Osasco concluiu, no sábado (8 de agosto de 2026), a segunda etapa da reforma do Pronto-Socorro André Sacco, na Avenida General Pedro Pinho, 1.250, no bairro Pestana. A unidade atende a população de Osasco, cidade que faz fronteira com Barueri na região oeste da Grande São Paulo, e ganhou mais leitos, novos consultórios e um fluxo de atendimento reorganizado.
A primeira etapa da reforma, entregue em 4 de março de 2026, criou uma ala exclusiva para atendimento psiquiátrico. Já a segunda etapa, concluída agora, concentrou os investimentos na modernização completa dos espaços assistenciais e na qualificação dos fluxos internos de atendimento, segundo a Prefeitura de Osasco.
Reforma reorganiza fluxo de atendimento desde a entrada
A recepção da unidade foi renovada para receber pacientes e acompanhantes em um ambiente mais organizado. Uma das mudanças estruturais foi a criação de um acesso exclusivo para ambulâncias, que passaram a contar com um fluxo independente dos demais pacientes, reduzindo o tempo entre a chegada e o início do atendimento nos casos de maior gravidade.
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, destacou o conjunto de entregas da gestão na área da saúde do município durante a cerimônia. "São muitos avanços e principalmente entregas na Saúde de Osasco, como hoje na entrega da segunda etapa do Pronto-Socorro André Sacco", afirmou, ao citar outras unidades da rede municipal, como o Centro de Especialidades Médicas e o Hospital e Maternidade Amador Aguiar.
Emergência ganha mais leitos, salas e triagem rápida
A Sala de Emergência foi ampliada de cinco para sete leitos, todos com camas elétricas. A unidade passou a contar também com uma Sala de Decisão Clínica, destinada a pacientes que precisam de observação antes da definição da conduta médica, e uma Sala de Sutura integrada à própria Emergência, o que evita deslocamentos internos para pequenos procedimentos.
Para os casos de menor complexidade, foi implantado o modelo Fast Track, com um novo consultório clínico dedicado a agilizar avaliação médica, exames, medicação e alta. A unidade ganhou ainda um quarto de isolamento para pacientes que exigem precauções específicas de controle de infecção.
A secretária adjunta de Saúde de Osasco, Suzete Franco, que representou o secretário Fernando Machado na entrega, destacou o cuidado esperado no dia a dia da unidade reformada. "Aqui tudo foi feito com muita dedicação e profissionalismo, e é exatamente isso que pedimos, que todos cuidem com muito carinho do que é nosso", afirmou.
Diagnóstico por imagem e climatização completam a obra
A sala de raio X recebeu um novo equipamento digital e passou a ter dois acessos independentes, um para pacientes de consultório e outro exclusivo para a Emergência. As enfermarias ganharam novos leitos e um sistema eletrônico de chamada de enfermagem, que identifica o leito de origem diretamente no posto de enfermagem. Toda a unidade também recebeu climatização, incluindo os setores de farmácia e almoxarifado, que foram reestruturados.
Osasco faz fronteira com Barueri na região oeste da Grande São Paulo, área em que outras unidades de saúde também vêm passando por reformas. O Jornal de Barueri já noticiou a reforma do Caps Infantil de Barueri e a ampliação de capacidade do Hospital Pitangueira.