O novo mapa da dengue, divulgado na terça-feira (28/11) pelo Ministério da Saúde (MS), mostra que a cidade de Barueri está em estado satisfatório para risco de epidemia da doença com índice 0,9. Os dados são do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que analisou 3.946 municípios do país com o objetivo de identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De janeiro a outubro deste ano, o município anotou dois casos de dengue (autóctones e importados), segundo informações do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). O número representa uma queda de 96,22% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram contabilizadas 53 ocorrências da doença. Na região por onde circula o JB, Itapevi está em estado de alerta, índice 1,9 e Santana de Parnaíba, com avaliação satisfatória, 0,8.
O Ministro Ricardo Barros alerta às cidades que “o fato de terem diminuído os índices pode provocar um descuido e retomar o problema com mais força. O foco do ministério é o combate ao mosquito como um todo”, disse.