O Janeiro Branco, movimento criado pelo Instituto de mesmo nome que busca ser uma reflexão por uma cultura de Saúde Mental, terá em Barueri diversas ações organizadas pela Secretaria da Mulher, entre os dias 10 a 27. Não é necessário inscrição. Para participar, basta comparecer à Secretaria da Mulher (Av. Sebastião Davino dos Reis, 756 – Jardim Tupanci) nas datas e horários das atividades escolhidas.
A primeira ação acontece no dia 10, às 9h, com o tema O Desafio de Gratidão, onde alunas e funcionárias da pasta serão convidadas a deixar notas anônimas sobre o que são gratas, em um quadro de avisos. Já no dia 17, às 9h, um bate-papo sobre saúde e autoconhecimento, o Fazendo Mandala, terá a presença da psicóloga Elaine Barbosa.
No dia 25, às 10h, uma live com a Empreendedora Julieta Natureba e a psicóloga do Cram, Patrícia, vai falar sobre culinária saudável.
Para encerrar o mês, no dia 27, às 9h, ocorre aula de culinária “Receitas com saúde”, com Mara, empreendedora de produtos Marivitta.
Piora na saúde mental
Mais de 50% dos brasileiros afirmaram que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, um índice superior à média dos 30 países pesquisados pelo Instituto Ipsos, que entrevistou 21 mil pessoas (sendo 1 mil delas no Brasil) de 16 a 74 anos, de forma online. O levantamento foi encomendado pelo Fórum Econômico Mundial.