Serviço de acolhimento é feito por equipe formada por dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros
Recentemente, o uso da telemedicina foi autorizado pelo Governo Federal durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se do exercício da medicina só que a distância. O médico e paciente se comunicam por vídeo-ligações em aplicativos, como WhatsApp e Skype. Com a ferramenta, é possível realizar consultas, triagem, monitoramentos e orientações.
Inspirado na telemedicina, Barueri conta com um serviço de acolhimento em que uma equipe formada por dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros presta assistência e realiza o monitoramento, por telefone, de pacientes, especialmente hipertensos e diabéticos.
“Fornecemos orientações, verificação de sintomas mediante escuta qualificada, identificamos pessoas desse grupo de risco (hipertensos e diabéticos) que necessitem atendimento médico neste período e agendamos consulta para esses que precisam”, explica Wellington Correia Menezes, da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs)
Autoavaliação
Nesta semana, a Prefeitura de Barueri disponibilizou no App Saúde Barueri uma autoavaliação que, com base nos sintomas, indica se a pessoa está com suspeita de coronavírus e se deve ou não procurar atendimento médico. Basta responder algumas perguntas e o sistema diz o que o morador deve fazer.
“O primeiro acesso exige um cadastro rápido que pede apenas informações pessoais básicas, a confirmação de um código enviado por SMS e a definição de uma senha. Nos próximos acessos é só informar CPF e digitar a senha para ingressar e usar os serviços”, explicou a gestão.