Segundo a prefeitura, a alta foi de mais de 300% entre a semana do Natal e a primeira de janeiro
O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (12), novas recomendações para conter a disseminação do novo coronavírus. A gestão anunciou a redução em 30% da capacidade de público em eventos, além da obrigatoriedade do uso de máscara até 31 de março, por conta do aumento de casos e internações por Covid-19 no estado.
Barueri segue a mesma tendência. Segundo a prefeitura, após as festas de fim de ano, houve um crescimento de 394% de casos notificados e confirmados da Covid-19, comparando a semana epidemiológica 51, de 19 a 25 de dezembro, com a semana 1 de 2022, de 2 a 8 de janeiro.
“A taxa média de ocupação de UTI da semana epidemiológica 51 foi 17%, enquanto a na primeira semana epidemiológica de 2022 foi de 30,42%”, explicou.
Em meio ao cenário de aumento dos casos, Barueri retomou nessa semana a testagem da Covid-19 na população com ou sem sintomas nas tendas montadas no estacionamento do Ginásio José Corrêa (Av. Guilherme Perereca Guglielmo 1000).
Para fazer o exame do tipo RT-PCR é necessário fazer agendamento pelo APP Saúde Barueri, pelo telefone (11 4349-0600) ou nas UBSs. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, e o resultado sai em cinco dias úteis.
Cuidados
Apesar do avanço da variante ômicron, o membro do Observatório Covid-19 BR Vitor Mori explicou que os cuidados para se prevenir da Covid-19 seguem os mesmos.
“O principal neste momento é tomar a vacina, além de evitar espaços fechados, manter o distanciamento físico e usar máscara bem vedada ao rosto”, destacou o especialista.
Já segundo Ilce Menezes, infectologista da Pró-Saúde, podemos manter nossas atividades comuns do cotidiano evitando situações de alto risco, como grandes aglomerações.
“É importante que, ao ser diagnosticado com gripe ou Covid-19, a pessoa cumpra o isolamento necessário para evitar disseminação”, disse.