Segundo gestão, aumento está relacionado aos exames que estavam represados no Instituto Adolfo Lutz e à análise clínica liberada para casos leves da doença
O número de casos confirmados da Covid-19 em Barueri mais que dobraram em apenas um dia. Segundo boletim divulgado na tarde desta terça-feira (14) pela prefeitura, a cidade tem 347 pacientes positivos para a doença. Na segunda-feira (13) eram 136, uma alta de 155,14%.
O aumento repentino das ocorrências, segundo a gestão, está relacionado ao recebimento dos resultados dos exames que estavam represados no Instituto Adolfo Lutz. É que, recentemente, o Governo do Estado de São Paulo ampliou a rede de testes e as unidades regionais do instituto em outras cidades.
Além disso, a equipe médica da Vigilância Epidemiológica passou a realizar avaliação clínica para dar o diagnóstico de pacientes com sintomas leves da doença.
“Com a medida, provavelmente o número de infectados será bem maior, pois muitas ocorrências são leves ou assintomáticas e agora terão avaliação clínica epidemiológica para agilizar os resultados”, destacou à reportagem o secretário de Saúde do município, Dionísio Alvarez Mateos Filho.
“Provavelmente o número de infectados é muito maior do que o conhecido, porque muitos casos são leves e alguns nem procuram o serviço de saúde”, ressaltou o secretário.
Mais dados
Ainda de acordo com boletim emitido pela prefeitura, o número de óbitos aumentou. Agora são seis mortes pela Covid-19 no município. 39 seguem em investigação. Há também 884 casos em investigação e 60 pacientes internado no Hospital Municipal de Barueri com suspeita da doença. A cidade tem 63 pacientes curadas da doença.