Município oferece assistência para qualquer pessoa com diagnóstico confirmado, independentemente da residência
Neste mês acontece a campanha Dezembro Vermelho de prevenção à aids. Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que o número de infectados pelo HIV continua subindo no Brasil.
De acordo com o órgão, em 2019, foram notificados 43,9 mil novos casos no país, totalizando 866 mil pessoas com a doença.
O Ministério da Saúde alerta para ocorrências em jovens abaixo de 35, que têm aumentado nos últimos anos. Entre aqueles que têm de 20 a 24 anos, o número quase dobrou, passando de 18,4 a cada 100 mil pessoas em 2008 para 35,8, em 2018.
Em Barueri, segundo a administração municipal, 1.535 pessoas estão em tratamento contra o HIV na cidade neste ano. Em 2019, eram 1. 540. A gestão registrou 111 novos casos de aids este ano, sendo que no ano passado foram 121.
O tratamento no município é realizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que é ofertado para qualquer pessoa com diagnóstico confirmado, independentemente da residência. “Cada tratamento é direcionado após a avaliação do Infectologista e equipe multidisciplinar.
O acesso é feito por meio de encaminhamentos da Rede Privada e Pública, transferências de atendimentos especializados, ou ainda, demanda espontânea”, explicou a prefeitura.
Teste rápido
Para conscientizar a população, neste sábado (5), das 8h30 às 15h30, o Programa IST / Aids e Hepatites Virais, por meio da campanha “Fique Sabendo”, realizará testes rápidos de HIV e sífilis em Barueri.
O exame será feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Av. 26 de Março, 845. O teste sai em apenas 15 minutos. A equipe também vai distribuir preservativos e material informativo. A prefeitura ressalta ainda que os testes rápidos estão disponíveis o ano inteiro para quem quiser no CTA e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).