A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo antecipou o início da campanha de vacinação contra a gripe deste ano. Desde ontem, dia 28, a pasta enviou 1 milhão de doses aos 645 municípios paulistas, a imunização terá início pelos grupos prioritários, que incluem idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
Para Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, a população precisa se conscientizar da importância da vacinação contra a gripe. “Estamos em uma época do ano onde diversos fatores contribuem para o aumento na transmissão do vírus da influenza, por isso, é fundamental reforçar que a população compareça aos postos para se imunizar contra a gripe, principalmente, os grupos mais sensíveis ao desenvolvimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave”, ressalta.
A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença.
Neste ano, até o dia 20 de março, foram registrados 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza e 30 óbitos, no Estado de São Paulo. Em todo o ano passado, foram 6.699 casos e 781 óbitos.
Cuidados
A imunização é a principal forma de prevenção contra a influenza, mas outros cuidados também podem ser mantidos. É importante realizar a higienização frequente das mãos e objetos, manter o ambiente arejado, beber bastante água e manter-se hidratado, ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes, reforçar a imunidade, manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeira e mofos, e, se necessário, realizar a suplementação de vitaminas e minerais.