Barueri começa nesta segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe. As doses são disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e previnem contra os vírus H3N2, H1N1 e a cepa do tipo B.Em 2017, o município registrou cinco casos de H1N1, sendo que um deles evoluiu a óbito; não há nenhuma notificação neste ano.
A Secretaria de Saúde fará a imunização em etapas e, a princípio, serão vacinadas apenas pessoas inseridas em grupos de risco. Nesta primeira semana, as doses serão destinadas aos trabalhadores da saúde, indígenas e às pessoas com 60 anos ou mais de idade. A partir do dia 2 de maio, o público-alvo será crianças, gestantes e puérperas. Na semana seguinte (9/5), a meta é imunizar munícipes com comorbidades, professores e a população prisional.
A campanha visa deixar imune 90% da cidade, que corre risco de contrair os vírus. A vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, quem já teve reações anafiláticas em aplicações anteriores, ou que tenha consequências alérgicas graves a ovo.
A prefeitura informou que no dia 12 de maio será o Dia D de imunização.