Neste ano, até terça-feira (30), foram identificados 95 novos casos da doença na cidade
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 694 mil pessoas estão em tratamento contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o vírus da Aids. Só em 2021, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral no país.
Como forma de alertar sobre a doença, nesse mês, acontece a campanha Dezembro Vermelho, de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Barueri aderiu a iniciativa e, neste sábado (4/12), fará a Ação Extramuros nos arredores da Estação CPTM Antônio João, próximo ao Parque Shopping (Rua Gen. de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400).
De acordo com a gestão, tendas instaladas no local realizarão testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, das 13h às 21h. Os resultados ficam prontos em 10 minutos no máximo.
Além disso, como forma de intensificar as ações de conscientização, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão realizando testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites. A gestão ressaltou ainda que, durante o ano todo, esses testes são realizados nas UBSs.
Casos em Barueri
À reportagem, a Prefeitura de Barueri informou que, neste ano, até terça-feira (30), foram identificados 95 novos casos da doença. Hoje, no total, a cidade tem 1.065 portadores de HIV em tratamento.
“Todos os casos notificados são automaticamente colocados em tratamento. Se positivado, o paciente é encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), ligado à Secretaria de Saúde de Barueri”, disse a administração.
A gestão alertou ainda sobre o aumento de ocorrências de sífilis no município. De um ano para o outro, a alta anotada foi de 42,10%. “Importante ressaltar que os casos de sífilis na cidade também estão preocupando. Em 2021, já são 243 casos notificados, ante 171 em 2020”, destacou.