Espaço vai oferecer tratamento e reabilitação de pacientes vítimas do coronavírus
Nos próximos dias, a Prefeitura de Barueri iniciará os atendimentos do Centro de Atenção Multiprofissional Pós-COVID-19. Como adiantado pelo Jornal de Barueri, o espaço oferecerá tratamento e reabilitação de pacientes vítimas do coronavírus.
Segundo a gestão, o centro, que ficará na Arena Barueri (Av. Pref. João Vila-Lobos Quero, 1001), fará atendimento de pacientes com sequelas em decorrência da doença, decorrentes do próprio tratamento, como perda de massa muscular, e sequelas emocionais ocasionadas pelo longo tempo de internação.
Para isso, o espaço contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais, como médico clínico geral, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, psicólogos, fisiatra, nutricionista, psiquiatra, educador físico e assistente social.
De acordo com Claudinei Alves Rodrigues, coordenador da Atenção Básica à Saúde, os pacientes já são assistidos e monitorados pela rede municipal, mas o número de doentes e as sequelas pós-Covid “exigem uma abordagem ampliada e multidisciplinar para complementar a linha de atenção aos pacientes”, destacou.
Procedimento
Ainda de acordo com a Prefeitura, foi adotado como procedimento para atendimento dos pacientes o Projeto Terapêutico Singular (PTS).
O morador que passou por internação por conta da Covid-19 será encaminhado para o Centro de Atenção Multiprofissional para uma avaliação global. O objetivo é identificar eventuais sequelas.
“Os casos atendidos pelas UBSs farão uma teleconsulta pós-covid para avaliação e encaminhamento necessários. Os pacientes com alta hospitalar e do PS farão avaliação global no Centro de Atenção Multiprofissional Pós-COVID-19, onde será definido seu PTS e encaminhamentos às especialidades pertinentes, se necessário”, informou a gestão.