Para sensibilizar a população em prol da doação de sangue, a Prefeitura de Barueri realiza, neste mês, a campanha “Seja do tipo que ajuda – Junho Vermelho. Doe Sangue. Doe Sempre”.
A ação foi instituída pela lei municipal 2.499, de 9 de março de 2017 e acontece em junho devido à queda nos estoques e à aproximação dos meses de inverno.
O município mantém um hemocentro, ligado à Fundação Pró-Sangue (FPS), que fica dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), localizado na Rua Ângela Mirella, 354 – Vila Dom José / Boa Vista. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 16h.
No site da Pró-Sangue, Fundação ligada à Secretaria de Estado da Saúde responsável pelo fornecimento de sangue, hemocomponentes e serviços hemoterápicos no estado de São Paulo, é divulgada posição de estoque dos bancos de sangue em tempo real. Até a finalização desta edição, os tipos O+, O-, B- e A- estão em nível crítico.
O sangue coletado pela FPS atende cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde. Isso corresponde a 32% do sangue consumido em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Atender a todos que precisam é um desafio, já que se trata de iniciativa voluntária e no Brasil não se criou ainda, infelizmente, uma cultura de doação rotineira de sangue.
Para doar
Entre os requisitos básicos para doar sangue estão: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam preencher formulários específicos); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, CTPS).