No próximo mês é celebrado o “Outubro Rosa”, movimento de conscientização sobre o câncer de mama. Para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico da doença, a Prefeitura de Barueri preparou ações especiais (veja abaixo). A partir da próxima terça-feira (26), até 10 de outubro, Alphaville (Avenida Tamboré 1.473) receberá a carreta-móvel do Programa Mulheres de Peito, onde serão realizados exames de mamografia gratuitos para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem a necessidade de apresentar pedido médico. O pedido foi feito pelo deputado Gil Lancaster. As pacientes fora dessa faixa etária também poderão fazer o exame, desde que tenham em mãos um pedido médico.
O atendimento acontecerá de segunda a sexta, das 9h às 17h, com distribuição de 50 senhas diariamente. Aos sábados, das 9h às 12h, serão entregues 25 senhas. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Antônio Frasson, “é preciso que o público feminino tenha consciência da importância do assunto não só em outubro, mas durante o ano todo.
Muitas vezes, o tumor pode demorar de 7 a 10 anos para atingir 1 cm. Depois disso, dobra de tamanho a cada seis meses. Por isso o diagnóstico precoce é a linha determinante entre a maior ou menor chance de cura da doença”, explicou. No município, os exames são solicitados por médicos especialistas, feitos no Hospital Municipal e, em caso positivo da doença, o paciente é acompanhado também na área psicológica, por meio do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.
A Prefeitura irá construir o Centro de Diagnóstico, na Vila Porto, onde serão feitos estes e demais exames, o que, segundo a administração, “deve zerar a fila de espera”.
Programação
Dia 2/10 – Está prevista uma exposição de fotos das mulheres que participaram de atividades no Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, sobre o assunto, desde junho deste ano.
Iluminação – Os principais monumentos da cidade devem ser iluminados com cor rosa: Monumento à Solidariedade, Fonte Cunhatã, Herma de Yojiro Takaoka, Fonte do Progresso, Praça das Bandeiras entre outras. O bulevar central será caracterizado com um laço rosa, simbolizando a importância do diagnóstico precoce.
Haverá ainda uma edição especial da Zumbalada e a “Pedalada Rosa”. Para o encerramento, dia 27, está previsto um baile beneficente que arrecadará fundos ao Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.