No país são nove ocorrências monitoradas; especialista afirma que não há motivos para pânico
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (5) dois novos casos suspeitos de coronavírus, um em São Paulo e outro em Bauru, no interior do estado. No total, quatro estão sendo monitorados. No país são nove ocorrências em acompanhamento.
Em Barueri, segundo a administração, não há casos suspeitos da doença até o momento. Na última semana, a gestão emitiu um comunicado oficial desmentindo boatos que surgiram nas redes sociais sobre uma possível ocorrência na cidade.
O novo coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro do ano passado, após casos registrados na China. É uma doença que causa infecção respiratória e, entre os principais sintomas, estão a febre, tosse e falta de ar.
Sem pânico
Apesar dos casos suspeitos no país, Fernando Gatti, infectologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, afirma que não há motivos para pânico.
“Devemos nos informar com fontes confiáveis, como Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, e, para evitarmos a disseminação de vírus respiratórios, é fundamental a higiene das mãos com água e sabonete ou gel alcoólico, bem como tossir e espirrar cobrindo o nariz e boca com lenço”, destacou.