Por determinação do Ministério da Saúde, a partir de agora, não serão notificados casos suspeitos
No Boletim do Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Barueri, na tarde de domingo (22), foi divulgada mais uma morte pela Covid-19. A vítima era um homem de 58 anos, morador do Jardim Silveira, que tinha quadro anterior de hipertensão arterial sistêmica com AVC prévio. Com a atualização, sobe três os óbitos em decorrência do coronavírus e outros 6 casos confirmados.
Tanto essa nova morte, quanto as duas anteriores registradas no município, aguardam resultado laboratorial enviado ao Instituto Adolfo Lutz.
A reportagem levantou que a prefeitura já enviou mais de 110 exames ao Instituto, alguns deles, solicitados há sete dias. A demora em receber o retorno causa temor. “O temor da gestão é que a maioria desses testes que aguardam o retorno seja positivo, o que causaria um aumento significativo de casos, de um dia para o outro”, ressaltou a nota.
Novas recomendações
A partir de domingo (22), seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, os boletins deixam de contabilizar casos suspeitos. Serão divulgados apenas os números de casos confirmados e de óbitos.
Como o país já registrou transmissão comunitária do vírus, não é mais possível identificar a origem dos contágios. “Qualquer brasileiro que apresentar síndrome gripal será considerado suspeito. Não faz mais sentido relacionar a viagens a países contaminados”, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, em coletiva de imprensa, no sábado (21).