Barueri realiza neste sábado (22) o “Dia D” de vacinação contra a febre amarela. A imunização acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h.
Devem se vacinar pessoas maiores de 9 meses e menores de 60 anos que nunca se imunizaram contra a doença. Aqueles que forem viajar para áreas de risco, a recomendação é se vacinar com 10 dias de antecedência.
De acordo com dados mais recentes da secretaria de Estado da Saúde do estado de São Paulo, já são 15 casos da doença confirmados em território paulista e nove mortes.
Alerta
O Ministério da Saúde emiti um alerta no início deste mês sobre o aumento da transmissão da febre amarela nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. A nota técnica – encaminhada às secretarias de saúde – destaca que o período sazonal da doença vai de dezembro a maio e recomenda a intensificação das ações de vigilância e de imunização nas áreas consideradas de risco.
Os sintomas iniciais da febre amarela são o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
A vacina contra a febre amarela é a principal ferramenta de prevenção contra a doença. O imunizante faz parte do calendário básico de vacinação para crianças de nove meses a menores de cinco anos, com uma dose de reforço aos quatro anos de idade. Também está prevista uma dose única para pessoas de cinco a 59 anos que ainda não foram imunizadas.