No Brasil, 10 milhões de pessoas perderam o prazo de buscar a vacinação de reforço contra o vírus, ou seja, 18,7%. Foi o que revelou dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde. Barueri segue a mesma tendência.
Segundo a prefeitura, até esta segunda-feira (14), a cidade tinha 74.401 faltosos para dose adicional, representando 32% em relação ao quantitativo de indivíduos com o calendário vacinal completo, primeira e segunda dose ou dose única. Os dados são do banco de dados VaciVida.
Em relação aos faltosos, a gestão informou que semanalmente, é realizado pela Divisão Técnica de Imunização o levantamento nominal dos faltosos, e a Coordenadoria de Atenção Básica em Saúde realiza a busca ativa destes indivíduos no município.
“Barueri realiza a vacinação contra Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, assim, a intensificação da dose de reforço faz parte da rotina das unidades aplicadoras. É realizada também a divulgação nos canais de comunicação do município e a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em alguns finais de semana previamente planejados para intensificar a campanha de vacinação. O Polo de Vacinação de COVID (Centro de Eventos) fica aberto de segunda a domingo”, apontou.
Segundo dados do Vacinômetro, plataforma do Governo de São Paulo, até sexta-feira (18), às 13h, o município tinha aplica do um total de 602.368 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 260.761 de 1ª dose, 227.871 de 2ª, 107.084 de 3ª e 6.652 de dose única.
Importância vacinação
À reportagem, a Prefeitura de Barueri destacou que a terceira dose é importante, pois serve para ampliação da resposta imunológica e proteção contra a Covid-19.
“Segundo Nota Técnica do Programa de Imunização, as atualizações científicas atuais reforçam a capacidade das diferentes vacinas Covid-19 em produzir memória imunológica, bem como de amplificar a resposta imune com dose adicional ou o reforço de dose ao esquema vacinal inicial na população em geral e, particularmente em idosos e indivíduos imunocomprometidos”.
Já de acordo com Pedro Francisco Giavina Bianchi Jr., Coordenador do Grupo de Trabalho ASBAI Covid-19, neste momento, é importante priorizar a terceira dose da vacina contra a doença. “A redução do risco de morte por Covid com ela é muito grande. Você já ganha uma proteção com duas doses, mas com a terceira você ganha uma proteção exponencial”, afirmou.