Neste ano, Barueri anotou 39 casos confirmados de meningite. A cidade investigou 128 ocorrências suspeitas residentes de Barueri. De acordo com a prefeitura, “diferente do município de São Paulo, não tivemos casos de Meningite Meningocócica”.
Das ocorrências confirmadas, 56% foram de etiologia viral, segundo a gestão. A faixa etária mais acometida foi de 0-12 anos, respondendo por 26 casos positivos notificados até a última terça-feira (11).
Os sintomas mais comuns apresentados são febre, cefaleia, vômito, rigidez no pescoço, confusão mental, convulsões, fraqueza.
A doença é transmitida por vias respiratórias, a gestão alerta sobre a importância da vacinação como prevenção, “contamos com o estímulo da imunização e orientação junto às Escolas e Maternais”, informou por meio de nota.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos pelo link.
Estado de SP
No Estado de São Paulo, para todos os tipos de meningites, foram contabilizados 2.902 casos de meningite e 295 óbitos, 28% a menos se comparado com o ano de 2019, pré-pandemia, quando foram anotadas 403 mortes pela doença e 57% a menos nos casos, com 6.699 registros no mesmo ano. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados na segunda-feira (10).