Barueri foi destaque no Fórum Global realizado na COP 28, a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, em Dubai, no dia 3. O engajamento inovador da Prefeitura Municipal, por meio do Centro Inovação e Tecnologia (Cit), recebeu o Prêmio Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis (SCAHSA).
O município participou do painel “Transformação urbana, verde, justa e inteligente: políticas, tecnologias e práticas” e foi classificado pela “Iniciativa Global de Inovação Urbana” com o programa “Inovação Barueri”, que utiliza diversas tecnologias para promover inovação, educação, empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico na comunidade local.
Dinamismo
Representando o prefeito Rubens Furlan no evento, Jonatas Randal da Silva, Administrador do Cit, diz que o programa havia sido apresentado, no ano passado, de forma remota. “Apresentamos o programa Inovação Barueri que usa as tecnologias disponíveis na administração para acelerar procedimentos, processos e dinamizar a relação poder público e contribuinte. O case chamou a atenção dos organizadores que nos convidaram a submeter à apreciação dos avaliadores para esse ano, resultando na alegria da premiação”, comemorou.
Modelos de gestão
O evento acontece em alusão ao Dia Mundial das Cidades (celebrado em 31 de outubro). A premiação inclui modelos diversos de gestão, como o “Global Green City, Global Smart City, Global de Assentamentos Humanos em Planejamento e Design e também de Contribuição para Assentamentos, Modelo Verde Global Comunidade (edifícios), Modelo Global de Tecnologia Verde, Modelo Verde Global Economia, Modelo Global de Restauração e Proteção Ecológica.